Desafios e estratégias para a segurança contra incêndios no Brasil

Desafios e estratégias para a segurança contra incêndios no Brasil

O Brasil enfrenta uma média alarmante de 262.087 incêndios por ano, o que significa que acontecem cerca de 718 incêndios todos os dias em todo o país, de acordo com dados oficiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP) um órgão do Ministério da Justiça do Governo Federal. Isso se traduz em aproximadamente mais de 29 incêndios por hora.

Apenas em São Paulo, os  bombeiros registram cerca de aproximadamente 600 mil ocorrências a cada ano. Diante desse cenário preocupante, é essencial adotar regras básicas de segurança contra incêndios, tanto para proteger patrimônios quanto para salvar vidas.

O primeiro trimestre de 2024 tem sido marcado por um aumento significativo nas notícias sobre incêndios em edificações . No entanto, acredita-se que os números relatados representem apenas uma pequena fração, menos de 3%, do total real de ocorrências. Você pode encontrar os números completos de ocorrências atendidas pelos bombeiros de cada estado visitando o site de cada corporação.

Comparando com anos anteriores, tiveram números menores, com apenas 561 e 281 reportagens, respectivamente. Este trimestre já mostrou um aumento assustador de incêndios em todo o Brasil, com casos ocorrendo em shoppings, fábricas, galpões, hospitais e outros tipos de construções.

O aumento desses incêndios é causado por equipamentos de baixa qualidade, ausência de manutenção e testes periódicos, erros no planejamento e instalação, além de problemas de treinamento da equipe.

Nota-se o desinteresse e falta de prioridade por parte dos dirigentes e proprietários com a proteção contra incêndios, adotando apenas as medidas de segurança legais para obterem a licença do Corpo de Bombeiros, porém investir em prevenção é sempre mais econômico, prudente e sustentável do que consertar os danos após uma ocorrência.

Irany Strumiello

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram
Threads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *