Você sabia que os extintores convencionais não possuem propriedades para combater e extinguir incêndio em baterias de íons de lítio?
As baterias de íons de lítio, que os carros elétricos e híbridos possuem, representam uma fonte crescente de preocupação em relação aos incêndios, especialmente devido à sua ampla utilização também em dispositivos eletrônicos portáteis e sistemas de armazenamento de energia.
Quando essas baterias falham ou são danificadas, podem gerar incêndios intensos e difíceis de controlar devido à natureza inflamável dos materiais contidos nelas.
Aqui estão algumas considerações importantes:
Natureza dos Materiais: As baterias de íons de lítio contêm materiais altamente reativos, como lítio e compostos de lítio, que podem reagir violentamente quando expostos ao ar, água ou outros agentes extintores inadequados.
Elevadas Temperaturas: Durante um incêndio de bateria de íons de lítio, as temperaturas podem atingir níveis extremamente altos, tornando ineficazes os agentes extintores convencionais (Água, Pó Químico Seco, Espuma e CO2) e aumentando o risco de reignição e sua propagação em seu entorno.
Produtos Químicos Tóxicos: A queima de baterias de íons delírio pode liberar produtos químicos tóxicos e gases nocivos, o que representa um perigo adicional para os bombeiros e outros socorristas que respondem ao incêndio.
Classes de Fogo diferentes: Um incêndio em um veículo requer agente extintor de múltipla proposta, de forma extinguir incêndio da classe A, B, D e baterias de lítio.
Hoje o indicado é o agente encapsulador F-500 EA e recentemente testado e comprovado pelas empresas BOSCH, DEKRA Automotive GmbH, DAIMLER AG e DEUTSCHE ACCUmotive GmbH & Co.
Para saber mais entre em contato conosco através do e-mail comercial@partnerfire.com.br
Itamar Guarim








