Você sabia…

Você sabia

Você sabia que os extintores convencionais não possuem propriedades para combater e extinguir incêndio em baterias de íons de lítio?

 

As baterias de íons de lítio, que os carros elétricos e híbridos possuem, representam uma fonte crescente de preocupação em relação aos incêndios, especialmente devido à sua ampla utilização também em dispositivos eletrônicos portáteis e sistemas de armazenamento de energia.

Quando essas baterias falham ou são danificadas, podem gerar incêndios intensos e difíceis de controlar devido à natureza inflamável dos materiais contidos nelas.

Aqui estão algumas considerações importantes:

Natureza dos Materiais: As baterias de íons de lítio contêm materiais altamente reativos, como lítio e compostos de lítio, que podem reagir violentamente quando expostos ao ar, água ou outros agentes extintores inadequados.

Elevadas Temperaturas: Durante um incêndio de bateria de íons de lítio, as temperaturas podem atingir níveis extremamente altos, tornando ineficazes os agentes extintores convencionais (Água, Pó Químico Seco, Espuma e CO2) e aumentando o risco de reignição e sua propagação em seu entorno.

Produtos Químicos Tóxicos: A queima de baterias de íons delírio pode liberar produtos químicos tóxicos e gases nocivos, o que representa um perigo adicional para os bombeiros e outros socorristas que respondem ao incêndio.

Classes de Fogo diferentes: Um incêndio em um veículo requer agente extintor de múltipla proposta, de forma extinguir incêndio da classe A, B, D e baterias de lítio.

Hoje o indicado é o agente encapsulador F-500 EA e recentemente testado e comprovado pelas empresas BOSCH, DEKRA Automotive GmbH, DAIMLER AG e DEUTSCHE ACCUmotive GmbH & Co.

Para saber mais entre em contato conosco através do e-mail  comercial@partnerfire.com.br

 

Itamar Guarim

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